Multidão muçulmana ataca casa de oração e agride cristãos na Indonésia

  • 02/07/2026
Multidão muçulmana ataca casa de oração e agride cristãos na Indonésia
Multidão muçulmana ataca casa de oração e agride cristãos na Indonésia (Foto: Reprodução)

Uma multidão de muçulmanos atacou uma casa de oração e exigiu o fechamento do local, na Indonésia, no final de junho.

Segundo o International Christian Concern, organização que monitora a perseguição no mundo, os islâmicos interromperam a reunião e ameaçaram incendiar o lugar, que fica no Complexo Habitacional Hegarmanah Indah, na província de Java Ocidental.

A multidão ainda agrediu vários membros da congregação, provocando um tumulto. Segundo o jornal local ID Times, os agressores não eram moradores locais e afirmaram ser contra a Casa de Oração na área.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por David Herson Tonius (@davidherson_official)

O dono do complexo habitacional, o pastor Marudut, explicou que, no início da construção do condomínio, doou seu terreno privado para a casa de oração. O local de culto foi construído após o aumento do número de cristãos no complexo.

Segundo Marudut, os moradores viviam em harmonia e sem incidentes, e a rejeição dos muçulmanos à casa de oração surgiu após a mudança de chefe da associação local de bairros.

Ataques à igrejas na Indonésia

Nos últimos anos, Java Ocidental tem sido a província com o maior número de violações da liberdade religiosa na Indonésia.

Conforme o Instituto SETARA para Democracia e Paz, uma organização indonésia que luta pelos direitos humanos, as comunidades no país islâmico estão rejeitando cada vez mais o estabelecimento de novas igrejas.

“Toda rejeição é uma violação dos direitos constitucionais de todo cidadão. Nossa constituição garante aos indivíduos o direito de abraçar a religião e o culto”, afirmou Halili Hasan, diretora executiva do SETARA.

Em 2025, o SETARA registrou 260 casos de violações à liberdade religiosa e 402 casos em 2024 na Indonésia.

Já a Comissão para Pessoas Desaparecidas e Vítimas de Violência (Kontras), organização de direitos humanos, documentou 260 incidentes e 42 atos de violação entre dezembro de 2024 e novembro de 2025. 

No mesmo período, o grupo Impartial identificou 13 casos entre dezembro de 2024 e julho de 2025, enquanto a Coalizão para a Defesa da Liberdade de Religião e Crença registrou 183 ocorrências em 2025.

A missão Portas Abertas informou que, nos últimos anos, a sociedade tem adotado um caráter islâmico mais conservador no país, e igrejas envolvidas em atividades evangelísticas correm o risco de se tornar alvo de grupos extremistas islâmicos.

A Indonésia ocupa o 59° lugar na Lista Mundial da Perseguição 2026 da Portas Abertas de países mais difíceis para ser cristão.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/multidao-muculmana-ataca-casa-de-oracao-e-agride-cristaos-na-indonesia.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Bençãos que não tem fim

Isadora Pompeo

top2
2. Se eu não te ouvir

Sarah Farias

top3
3. Raridade

Anderson Freire

top4
4. Bondade de Deus

Isaías Saad

top5
5. Deserto

Maria Marçal

Anunciantes