Extremistas islâmicos descobrem igreja secreta e matam 34 cristãos no Afeganistão

  • 30/04/2026
Extremistas islâmicos descobrem igreja secreta e matam 34 cristãos no Afeganistão
Extremistas islâmicos descobrem igreja secreta e matam 34 cristãos no Afeganistão (Foto: Reprodução)

Um grupo de extremistas islâmicos descobriu uma igreja secreta e matou cerca de 34 cristãos em dois ataques no Afeganistão, segundo o Christianity Today.

Os episódios, que aconteceram em janeiro e abril deste ano, foram relatados pelo pastor Irfan, que apoia a igreja clandestina no país dominado pelo Talibã.

No final de janeiro, o pastor, que vive no Paquistão, recebeu a notícia sobre o primeiro ataque por mensagem de um membro da igreja afegã.

Os extremistas acabaram descobrindo a localização da igreja, próxima à cidade de Bamiyan, e assassinaram 24 cristãos convertidos da comunidade étnica Hazara.

A maioria foi morta a tiros e um jovem, de cerca de 20 anos, teve a garganta cortada pelos terroristas. Durante o ataque, os extremistas ainda incendiaram a igreja.

Em 16 de abril, o pastor Irfan recebeu mais uma notícia de um ataque a membros da igreja subterrânea por terroristas islâmicos. 

Mais de 10 crentes Hazara foram mortos, incluindo um menino de 4 anos. Duas jovens, irmãs, de cerca de 18 e 21 anos, foram sequestradas pelos extremistas.

"Eles estão enfrentando tantos desafios e tantas dificuldades. As famílias estão tentando se esconder e buscando apoio”, afirmou o líder, em entrevista ao Christianity Today.

O pastor Irfan ficou arrasado com a tragédia e teve dificuldades para dormir por uma semana. 

Congregação clandestina

Ele plantou a igreja secreta atacada em 2009, quando começou a viajar para o Afeganistão para pregar o Evangelho.

Com o tempo, muitos muçulmanos se converteram à fè cristã e a congregação cresceu para centenas de famílias. Muitos membros migraram para a Europa, Estados Unidos e Irã.

"Quando encontram o Evangelho, encontram uma revelação radicalmente diferente: não um sistema de mérito ou desempenho religioso, mas a proclamação da salvação realizada por meio da obra concluída de Cristo", disse Irfan.

Hoje, Irfan pastoreia 85 famílias de forma remota e secreta do Paquistão. Ele discipula a congregação enviando mensagens de voz com sermões e perguntas de reflexão através de redes privadas virtuais.

Povo oprimido pelo Talibã

Desde que o Talibã retomou ao poder do Afeganistão em 2021, os cristãos que permaneceram no país lutam para viver sua fé em meio a perseguição brutal.

O grupo terrorista impôs uma interpretação estrita da lei Sharia, em que a conversão do islamismo ao cristianismo é considerada uma infração capital.

Segundo Thomas Muller, pesquisador da Missão Portas Abertas, os cristãos afegãos enfrentam risco de morte e são caçados pelos terroristas, principalmente os que deixaram o Islã para seguir Cristo.

Além disso, os cristãos foram proibidos de pregar o Evangelho e distribuir Bíblias. O Afeganistão ocupa a 11ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025 da Portas Abertas.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/extremistas-islamicos-descobrem-igreja-secreta-e-matam-34-cristaos-no-afeganistao.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Bençãos que não tem fim

Isadora Pompeo

top2
2. Se eu não te ouvir

Sarah Farias

top3
3. Raridade

Anderson Freire

top4
4. Bondade de Deus

Isaías Saad

top5
5. Deserto

Maria Marçal

Anunciantes